Muito raramente verificamos que a quantidade de laticínios consumida ao longo do dia é uma preocupação. Normalmente os laticínios, são alimentos práticos e fáceis de introduzir ao pequeno-almoço e lanches sendo por isso muitas vezes ultrapassada a quantidade recomendada.
Deve sempre prevalecer o equilíbrio e a variedade na nossa alimentação e por isso é também importante ajustar o consumo de alimentos deste grupo. Ao excedermos a dose recomendada de um grupo de alimentos, corremos o risco de empobrecer a alimentação por não serem consumidos tantos alimentos dos restantes grupos.
Vamos refletir juntos?
De acordo com a Roda dos Alimentos o MÁXIMO recomendado de laticínios são 2 porções, o que equivale a 500 ml.
Se a criança na escola beber um leite escolar, um iogurte sólido e um pão com uma fatia de queijo já atingiu praticamente a quantidade máximo de laticínios recomendada por dia.
Assim, nos dias em que é pão com queijo na escola devemos optar por escolher outras opções que não laticínios ao pequeno almoço e lanche.
De seguida partilhamos um exemplo de um dia alimentar de uma criança que ultrapassa largamente o valor diário recomendado!
O que não deve acontecer:
Mais de 325 ml do que o valor diário recomendado!
Por vezes, é importante refletirmos se estamos a proporcionar uma alimentação saudável aos nossos pequeninos, isto é uma alimentação: COMPLETA, EQUILIBRADA E VARIADA.
Aproveitamos também para vos deixar algumas sugestões de lanche alternativas:
Referências Bibliográficas:
1- Gomes, A.; Silva, S.; Miranda, M.; Borges, T.; Valagão, M.; Pinheiro, J.; Santos, D.; Álvares, L.; Mira, A. (2015). Guia para uma Alimentação Saudável e Ecológica. Porto. U. Porto Edições.
2- Vieira, A. (2022). 25 Erros Alimentares Nas crianças: Como evitá-los? Um Guia para pais e avós. Vila Nova de Gaia. Primeira Edição.