As ervas aromáticas conferem sabor às refeições e podemos usá-las na comida dos nossos bebés. Aliás, é uma ótima forma de temperar a comida dos bebés e de lhes proporcionar o contacto com novos sabores.
E a partir de quando podemos introduzir na alimentação do bebé?
Numa fase inicial da introdução alimentar pode ser interessante oferecer tudo sem tempero. O bebé ainda não conhece o sabor dos alimentos e esta fase inicial pode ser uma oportunidade para isso. No entanto, a partir dos 6 meses já podemos utilizar as ervas aromáticas.
Devo ter alguma atenção especial ao oferecer ervas aromáticas ao bebé?
Sim! Há sempre alguns cuidados a ter em consideração, nomeadamente:
- Garantir que são devidamente lavadas.
- Oferecer uma erva aromática nova de cada vez e em pequenas quantidades, para o caso de acontecer alguma reação alérgica.
- Não utilize grandes quantidades de temperos, especialmente numa fase inicial. Os bebés estão a conhecer o sabor dos alimentos e por isso é importante não “escondermos” o sabor dos alimentos.
Não se esqueçam que durante o primeiro ano de vida não se deve adicionar sal à comida do bebé e as ervas aromáticas podem ter um papel importante na substituição do sal nesta fase. Na verdade, são uma ótima forma para substituirmos o sal em todas as fases da vida.
A introdução alimentar pode ser uma oportunidade para melhorar alguns hábitos na família e reduzir a quantidade de sal que usamos!
Aproveitamos ainda para relembrar que temperos como sal, molhos (maionese, mostarda, ketchup, soja) e cubos de caldos são temperos que não devemos incluir nas refeições dos bebés.