Avançar para o conteúdo
consulta de nutrição introdução alimentar

Uma introdução alimentar feita de forma correta e prazerosa irá prevenir muitos problemas alimentares e de saúde futuros. Na nossa abordagem esta fase será acompanhada nos seus momentos chave, de forma a munir os pais de conhecimentos para iniciarem e de estratégias para contornarem dificuldades. 

A primeira consulta ocorre entre os 5 e 6 meses, onde é recolhida a história do bebé desde a gestação até aquele momento e feita a avaliação do crescimento e ganho de peso.

O método de Introdução Alimentar é escolhido pela família após ser informada das variantes que existem e das suas vantagens e desvantagens.

Toda a informação acerca de como fazer a introdução alimentar é fornecida aos pais num diálogo franco, informal e prático. Esta informação é entregue na forma de um guia que incluirá também receitas, informação acerca de cortes seguros, exemplos de dias alimentares.

A segunda consulta ocorre entre os 8 e 9 meses. Na consulta é avaliada a aceitação da alimentação e evolução das texturas alimentares. É avaliada a componente da alimentação láctea (amamentação ou fórmula infantil) e é realizado o acompanhamento da curva de crescimento e de ganho de peso. São ainda fornecidas receitas adequadas a esta etapa.

A terceira consulta ocorre ao primeiro ano de vida. É em tudo semelhante à anterior, mas são feitas as novas recomendações específicas relativas a esta nova etapa de inclusão na dieta familiar.

As famílias terão acompanhamento via whatsapp no mês seguinte à consulta, para apoio em eventuais questões que lhes surjam nesta fase de tanta incerteza.